Ablação

Ablação

Apesar de a radiofreqüência ser uma arma antiga da medicina, a ablação por radiofreqüência é uma técnica recente, revolucionária e inovadora para destruir tumores localizados em determinados órgãos. Ablação por radiofreqüência (ARF), se faz com a passagem de corrente elétrica alternada (energia de radiofreqüência) pela área alvo.

No local da lesão é gerado calor pela agitação das moléculas, causada pela corrente elétrica. Esse calor produz coagulação e necrose celular, resultando na ablação da lesão-alvo.

Usando métodos de imagem (ultra-sonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética), uma agulha-eletrodo é posicionada no interior da lesão. A agulha é então conectada a um gerador de radiofreqüência e a corrente elétrica é conduzida ao tecido. A medida que as células são aquecidas, elas são destruídas.

Ablação

O mecanismo de aquecimento do tecido causado pela ARF e similar ao do forno de microondas. As células mortas são reabsorvidas pelo organismo ao longo do tempo.

A ATCS realiza manutenção em geradores de Radio Frequência de diversas marcas, incluindo calibração do estágio de Potencia de RF, garantindo assim eficácia nos procedimentos de destruição celular, evitando tempo prolongado para a realização das intervenções e retornos desnecessários do paciente para novas aplicações.